Matérias-primas sustentáveis

slide1aUm dos grandes diferenciais da Tamoios Tecnologia, condizente com sua política, é a utilização de matérias-primas sustentáveis. Priorizamos a utilização de resíduos agrícolas e urbanos, em substituição aos materiais convencionais utilizados na indústria, e de outras matérias-primas que não agridam o meio quando descartados. Para tal, nossa C & T & I desenvolveu técnicas e equipamentos para o processamento dos resíduos e para a elaboração de produtos diferenciados.

A região do Vale do Ribeira, onde está instalada nossa unidade industrial, é tradicionalmente produtora de banana. Normalmente, após a colheita dos cachos de banana, realiza-se o corte do pseudocaule da bananeira. Este resíduo originado é rico em fibras e pode ser eficientemente aproveitado pela indústria. Pensando nisso, a Tamoios Tecnologia elaborou diferentes produtos utilizando esta matéria-prima disponível, agregando valor ao cultivo tradicional da região e garantido uma renda maior ao bananicultor.

Em outra de nossas linhas de produção,utilizamos resíduos urbanos, tais como jornais, revistas e outros papéis, como matéria-prima para a produção de embalagens de polpa moldada.

As contribuições ecológicas e sociais da utilização destes materiais são inúmeras, tais como: redução dos resíduos sólidos urbanos; preservação dos recursos naturais e de novas matérias- primas; incentivo à coleta seletiva e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

De forma consorciada com as outras matérias-primas, ou como produto final de uma de nossas linhas, utilizamos polímeros biodegradáveis e compostáveis. As vantagens de utilizar estes materiais são inúmeras quando comparados aos produtos clássicos da indústria de plásticos. O próprio nome traz seu maior diferencial; sendo eles compostáveis, podem ser descartados diretamente no solo de cultivo, degradando em menos de 180 dias e se transformando em fonte de matéria orgânica. Já os plásticos comuns podem levar séculos para se deteriorar, causando danos ao ambiente onde são descartados.

Além disso, através da certificação dos nossos grupos de fornecedores de Responsabilidade Social e Comércio Justo (Fair for Life), garantimos condições justas de trabalho, desempenho ambiental, benefícios à comunidade e relações comerciais transparentes e justas.