Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor de uma empresa é o conjunto de atividades desempenhadas desde as relações iniciais com os grupos de fornecedores até a destinação e gerenciamento dos resíduos. Uma característica fundamental da cadeia de valor é a interdependência dos elos que a compõem. Desta maneira, a desestruturação de um elo pode interferir em toda a eficiência do funcionamento de uma cadeia.

Através deste conceito, a política de sustentabilidade da Tamoios leva em consideração toda a cadeia de valor. O processo começa desde a origem e compra das nossas matérias-primas. Priorizamos a utilização de resíduos sólidos urbanos e resíduos agrícolas como matérias-primas para nossos produtos. Além disso, incentivamos a certificação de responsabilidade social e comércio justo aos grupos de fornecedores.

Para a transformação industrial dos produtos buscamos desenvolver tecnologias que reduzam a utilização de recursos. Evitamos o emprego de reagentes poluentes e que possam gerar resíduos danosos ao ambiente. Respeitamos o ser humano envolvido neste processo, comprometendo-nos com as boas condições de trabalho, igualitárias e justas.

A gestão dos resíduos é um elo fundamental dentro da cadeia de valor da Tamoios, por isso, elaboramos diferentes estratégias para sua redução e/ou utilização. Como exemplo podemos citar a utilização do resíduo líquido resultando do processamento dos pseudocaules na bananeira na fertirrigação do Viveiro localizado na área da fábrica.

Após a comercialização dos produtos, a cadeia de valor volta ao início do ciclo com a transferência da premiação oriunda do comércio justo à comunidade fornecedora de matéria prima, gerando desenvolvimento local.